Nos dias 19, 20 e 21 de agosto aconteceu a VII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais da UNICAMP, proposta pela área de Sociologia e Extensão Rural da Faculdade de Engenharia Agrícola/UNICAMP. As jornadas são parte de um processo de mais de 20 anos de trabalhos de pesquisa ampla sobre a realidade do campo brasileiro, e reúnem estudantes, pesquisadores, entidades governamentais, movimentos sociais e trabalhadores rurais em torno dos Assentamentos de Reforma Agrária.
Sheyla Saori, engenheira agrônoma integrante da SOF, participou da Jornada e ministrou, em parceria com Vilênia Venâncio Pôrto Aguiar e Maria Laura De Biase, um minicurso sobre gênero nos assentamentos rurais. Foram dois dias de atividades, com participação de mulheres estudantes, docentes, agricultoras, assentadas e quilombolas, abordando as relações de trabalho nas unidades de produção e políticas públicas para mulheres. Esta preocupação de visibilizar as mulheres rurais e debater seu trabalho e suas especificidades é um passo importante no combate às desigualdades de gênero no campo.
A participação das mulheres durante a feira da agricultura familiar que ocorreu durante o evento foi ampla, envolvendo agricultoras, assentadas, indígenas e quilombolas, com produtos artesanais e processados de diversas regiões do Estado de São Paulo.
A Jornada deu continuidade a pesquisas desenvolvidas anteriormente e a discussões e reflexões desencadeadas nos eventos passados, ao mesmo tempo em que deu novos passos para a abordagem de elementos antes não trabalhados.