É com muita alegria que convidamos todas as pessoas interessadas para o Webinário: Metodologias Feministas e Participativas de Pesquisação na Agroecologia, organizado pela equipe do projeto GENgiBRe: “Relação com a natureza e igualdade de gênero. Práticas e mobilizações feministas na agroecologia no Brasil”.

Durante nosso percurso de “pesquisação” junto com agricultoras na agroecologia fizemos uso de diversas metodologias participativas, que juntam a pesquisa com processos de co-construção de conhecimentos e ação transformadora, com base nas epistemologias feministas.

Partimos do acúmulo histórico do campo feminista e agroecológico do Brasil para desenhá-las e adaptá-las de acordo com nossa realidade e questões de investigação. Duas dessas metodologias, que trataremos neste Webinário, são o Etnomapeamento Feminista e o Corpo-Território.

É chegado o momento de compartilhar os aprendizados deste processo com mais pessoas! Para isso, vamos contar com a presença de pesquisadoras e agricultoras que participaram do projeto GENgiBRe, que vão nos contar sobre sua experiência com essas metodologias e as coisas que descobriram juntas a partir delas. Também contaremos com debatedoras de grupos que têm trabalhado com as metodologias participativas e feministas de pesquisação há tempos e que são importantes para este diálogo: o Núcleo Jurema – Feminismos, Agroecologia e Ruralidades da UFRPE, o Núcleo de Pesquisa Gênero e Ruralidades (GERU) do CPDA/UFRRJ, e o GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Depois destas falas iniciais, abriremos o espaço para a participação do público.

Abertura: Isabelle Hillenkamp (Equipe do Gengibre e IRD/CESSMA)
Mediação: Sarah Luiza Moreira (Equipe do Gengibre e GT Mulheres da ANA) e Natália Lobo (Equipe do Gengibre e SOF)

Debate:
Elisângela Rosa da Silva – Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Simonésia (MG) (SINTRAF)
Héloïse Prévost – Equipe GENgiBRe e Universidade de Toulouse Jean Jaurès (UTJJ, França)
Janete Dantas – União de Agricultoras Agroecológicas de Itaoca (SP) (UAAI)
Luiza Carolina da Silva – GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia
Michelle Aragão – Núcleo Jurema: Feminismos, Agroecologia e Ruralidades (UFRPE)
Roberta Cardoso – Equipe GENgiBRe e Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM)
Rodica Weitzman – Núcleo de Pesquisa Gênero e Ruralidades (GERU) – CPDA/UFRRJ

Quando?

Dia 19/02, das 10h às 13h (horário de Brasília)

Onde?

Se inscreva para fazer sua inscrição e receber o acesso da sala:
https://ird-fr.zoom.us/meeting/register/U879HSSOQyqFzyJEhTaI_w

*GENgiBRe é um projeto financiado pela Agência Nacional da Pesquisa da França e desenvolvido em parceria entre instituições do Brasil e da França.