Os textos reunidos neste Caderno Sempreviva dialogam com esses desafios e com um processo permanente de reflexão coletiva, iluminando questões que nos parecem fundamentais para seguir em marcha.
A perspectiva de um feminismo necessariamente antissistêmico, baseado na auto-organização popular e em lutas capazes de enfrentar as múltiplas opressões que estruturam a sociedade capitalista, heteropatriarcal e racista, orienta as reflexões apresentadas por Nalu Faria. Em seu texto, apresenta um olhar para dinâmicas do feminismo e para as armadilhas do neoliberalismo.
O texto de Clarisse Paradis ilumina essa reflexão, ao identificar encontros e desencontros entre os discursos conservadores e anticonservadores no neoliberalismo, trazendo a sexualidade e a prostituição para o centro do debate.
No texto de Cindy, encontramos uma análise contextualizada do capitalismo racista e patriarcal nos Estados Unidos, que reflete sobre os entraves que, lá, as mulheres e os movimentos populares enfrentam para derrotar não apenas
Trump, mas o trumpismo.
Os textos deste Caderno Sempreviva são, portanto, muito situados nesta conjuntura. São textos para a ação feminista. Eles nos convidam a ampliar a reflexão coletiva, e, sobretudo, a fazê-lo como parte da construção de lutas e sujeitos políticos capazes de resistir, enfrentar e derrotar o neoliberalismo, o que significa, finalmente, superar o capitalismo racista e patriarcal.
Clique aqui para baixar e ler.
A marcha mundial das mulheres e muito importante pra nós todas. fortalecendo-se a cada dia. Desejo continuar participando juntas Samos mais fortes.
Solicito quatro ezemplares do livro: Feminismo em resistência: crítica ao capitalismo neoliberal, para fazer parte do acervo da biblioteca especializada em direitos trabalhaistas e Diretios Humanos com foco em Gênero e Raça do Sindprevs/SC.
Desde já agradecemos a atenção.
Oi, Guilhermina! Você poderia escrever para [email protected]? Obrigada!
Parabéns Mulheres!!!
Boa tarde! Parabéns pela iniciativa. O livro parece fantástico. Como faço para adquirir a versão impressa?
Oi, Maria, se você for de São Paulo, você pode vir na SOF comprar o seu, segunda a sexta, das 10h às 18h. Se precisar que seja enviado por correio, escreva para [email protected]. Abraços!