O mês de maio começou com o lançamento da nova página de Facebook da Associação de Mulheres da Economia Solidária de São Paulo (AMESOL). A página foi construída como etapa final do curso de comunicação feminista nas redes, ministrado pela SOF durante o mês de abril.
O curso, facilitado pela comunicadora Jéssika Ribeiro, teve como objetivo ser um espaço de troca de informações e aprendizados sobre o uso da internet e das redes sociais. As mulheres apresentaram seus conhecimentos sobre as ferramentas e também suas dificuldades, e expuseram seu objetivo principal: usar a internet para aprimorar a comercialização de seus produtos.
As mulheres que compõem a AMESOL são de diversas regiões da cidade de São Paulo e também de cidades próximas no Estado. Organizadas em grupos e cooperativas, produzem desde alimentos orgânicos até roupas e artesanatos, que vendem em eventos e feiras. Junto com a SOF, fazem reuniões periódicas para a troca de conhecimentos, a organização do grupo, debates e compartilhamento de informações. Possuem em comum a compreensão da economia feminista e solidária como uma forma alternativa de geração de renda e autonomia, baseada em outros pilares, que não os do lucro, da competitividade e da exploração.
Também estavam presentes as mulheres de Registro e Barra do Turvo, da região do Vale do Ribeira. Em Registro, elas se organizam hoje no projeto de costuma chamado Novo velho jeans. Já em Barra do Turvo, elas estão experimentando novas formas de comercialização dos alimentos que produzem. O curso foi, portanto, também um momento de intercâmbio entre os grupos.
O curso contou com momentos de debate, rodas de conversa, uma introdução à fotografia de produtos, criação de listas de mensagens e manutenção da página. Segundo as participantes, foi um momento importante para fortalecer a autonomia no uso das ferramentas, que não precisam ser encaradas como um bicho de sete cabeças.
A página, administrada pelas associadas, tem hoje mais de 400 curtidas e traz atualizações sobre eventos e feiras de economia solidária, informações sobre os empreendimentos e sobre os seus novos produtos.