Convidamos as organizações e movimentos sociais críticos da economia verde proposta pelas corporações e pela agenda oficial da Rio+20 a participarem do seminário Rumo a Rio+20: Por uma Outra Economia, que será realizado nos dias  23 e 24 de janeiro de 2012, em Porto Alegre.

O seminário pretende se somar aos esforços de construção de um diagnóstico crítico da economia verde e do contexto em que a Rio+20 se realizará, visando fortalecer um campo de organizações e movimentos sociais que possam, através de seus acúmulos, reflexões e práticas contra-hegemônicas, contribuir para a construção da resistência às teses dominantes e para o  fortalecimento das alternativas que emergem das práticas baseadas no olhar feminista, agroecológico, da economia solidária e de outras práticas  baseadas na não-mercantilização e nos bens comuns.

Programa:

23 de janeiro –

Manhã – Trajetória de lutas desde a Eco 92, crise global e a necessária desconstrução da economia verde no caminho para a Rio+20.

Tarde – Premissas de Outra Economia – não-mercantilização, estratégias coletivas e não-individuais, direitos e justiça ambiental, bens comuns.

24 de janeiro –

Manhã – Reflexões a partir das experiências e práticas das organizações e movimentos sociais.

Tarde – Estratégias de ação: o que fazer rumo a Rio+20 e depois.

Em breve enviaremos a programação detalhada.

Local:
IAB-RS – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do
Sul
CENTRO CULTURAL IAB-RS | SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE
Rua General Canabarro, 363 esq. com Rua Riachuelo
Centro – Porto Alegre, RS

Organizadores:
ANA – Articulação Nacional de Agroecologia
ASPTA – Agricultura Familiar e Agroecologia
FASE – Solidariedade e Educação
Núcleo Amigos da Terra Brasil
SOF – Sempreviva Organização Feminista

Apoio – Fundação Heinrich Boell